quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sugestões para a mobilidade no Barreiro - Paralelipípedos

Há certos locais no Barreiro onde a estrada é pavimentada com paralelipípedo.

Suponho que haja certas vantagens em relação ao alcatrão em termos de manutenção, mas traz alguns problemas. É mais desconfortável, e quando o automóvel passa faz mais barulho.

De bicicleta agrava-se o desconforto.


O exemplo que mais vezes percorro é o trecho de estrada entre a saída do Túnel da Rua Miguel Bombarda, até à saída para direita para uma das rotundas do fórum. São 90 metros de paralelepípedos.O acesso entre a Miguel Pais e a antiga estação do Barreiro (rota alternativa ao viaduto) também é feito neste tipo de pavimento.







Nas circunstâncias actuais não há dinheiro para pavimentar ruas. No entanto, talvez fosse mais económico apenas revestir as bermas deste troço de 90m (2 x 90m de comprimento x 0.8 m de largura) para facilitar o conforto dos velocípedes, já que é exactamente nas bermas onde a pavimentação é mais irregular, e também facilitaria a remoção de detritos. Repensar as sarjetas talvez já seja pedir demasiado.


Isto permitiria ciclar de forma suave até à primeira saída, e entrar no centro pela Rua Stara Zagora. Isto é o que faço actualmente para evitar o resto do pavimento na Miguel Bombarda.

O risco desta medida seria os automóveis circularem com as rodas do lado direito por cima desta ciclovia para poupar metade das suspensões, o que provocaria uma maior deterioração da via. Seria importante colocar umas "sharrows" para deixar claro a principal função do revestimento.


nUnO

Sem comentários:

Enviar um comentário